10 eventos de ciclismo que todo ciclista deve participar

10 eventos de ciclismo que todo ciclista deve participar

O ciclismo é um esporte bastante praticado no Brasil. O ciclista pode também participar de competições, adotando a prática como um exercício bom para a saúde ou uma forma de entretenimento através dos eventos de ciclismo.

De qualquer modo, existem provas muito famosas que são interessantes para o esportista participar. Existem realmente muitas opções, mas neste post mostraremos apenas algumas. Confira, então, 10 eventos de ciclismo importantes para quem gosta do esporte!

1. O Tour do Rio e Desafio do Tour do Rio

O Desafio do Tour do Rio é uma competição preparatória para o Tour do Rio, que é uma das principais competições de ciclismo da América Latina.

No Desafio, estão presentes esportistas profissionais e amadores. Já no Tour do Rio, somente atletas profissionais participam, percorrendo uma jornada de mais de 800 quilômetros.

2. A Copa Internacional de Mountain Bike

Trata-se de um evento mais recente no país. Divide-se em etapas e oferece prêmios financeiros. A Copa Internacional de Mountain Bike pode oferecer valores que superam os mil e quinhentos reais.

3. O Suba 100 Milhas

O Suba 100 Milhas é realizado na Bahia e reúne esportistas de ambos os sexos e de diferentes idades, divididas em categorias. Existem muitos desafios no percurso, inclusive formações rochosas.

4. A Prova 9 de Julho

É um dos eventos de ciclismo mais famosos de São Paulo. O período de duração é de um dia, sendo aberto para todos os ciclistas, desde que tenham, no mínimo, 19 anos de idade. O percurso envolve distâncias que podem ir de 28 a 96 quilômetros.

5. A Costa da Serra Mountain Bike

É uma competição que é feita em trilhas ao longo da cidade de Costa da Serra, no estado de Santa Catarina.

O panorama descortinado é realmente maravilhoso, pois é cheio de serras verdejantes. Como as temperaturas tendem a ser agradáveis, a competição não gera muito estresse, nem esgotamento físico.

6. O Brasil Ride

“Ride” significa “passeio” em inglês. O evento acontece em uma altitude de 13 mil metros. Ao todo, são 600 quilômetros de percurso, sendo que o ciclista deve percorrer entre 80 e 100 quilômetros a cada dia.

É um evento com boa estrutura e organização, com lanches saudáveis e água para os participantes. É bom ficar atento às datas de inscrição, pois só podem participar até 500 ciclistas por edição.

7. O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada

É um dos eventos de ciclismo mais importantes do Brasil. A competição se divide em grupos de elite e de sub-23. O campeonato é composto de duas provas:

  • Contrarrelógio, uma disputa em formato individual;
  • Provas de resistência, que envolvem mais de 100 quilômetros de trajeto.

8. A Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo

Este é um evento muito antigo, com mais de 10 anos de existência, que atrai esportistas de diferentes lugares. Há, ao todo, 8 ou 10 etapas, em um total de mil quilômetros de trajeto.

9. A Taça Brasil de Cross Country

Trata-se de um evento que se divide em diferentes etapas durante o decorrer do ano. Ao contrário de outras competições ciclísticas, a Taça Brasil de Cross Country premia com dinheiro os participantes que ocupam o primeiro lugar.

10. A Maratona Internacional de Estrada Real

Realizada no estado de Minas Gerais, essa competição tem foco no Mountain Bike, sendo efetivamente um grande desafio.

Apesar de ser brasileira, os participantes são tanto do país como do exterior. É ideal para os ciclistas que procuram muita aventura e emoções fortes.

E então, ficou com vontade de participar de algum dos 10 eventos de ciclismo que citamos? Participando deles você poderá diversificar suas experiências e travar novos conhecimentos.

Se você gostou do texto e adora ciclismo, curta a página da Califórnia Bike no Facebook e acompanhe as demais publicações!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.