Como organizar seu alforge para bicicleta

Como organizar seu alforge para bicicleta

O alforge para bicicleta é um dos componentes mais importantes — e que nem sempre recebe a atenção devida. Ele funciona como um espaço de armazenamento ideal para carregar itens relevantes na bike, por onde você for.

Para quem planeja percorrer grandes trilhas ou até fazer uma viagem sobre duas rodas, ele é essencial. Além de tudo, ainda serve para destacar a bike em momentos com pouca iluminação.

Mas para que ele seja verdadeiramente útil, tem que ser usado da melhor forma. Por isso, veja 4 dicas para organizar o seu alforge para bicicleta!

Distribua o peso entre dois alforges

Para otimizar a organização e até equilibrar o peso, o ideal é contar com um alforge esquerdo e com outro na parte direita. O objetivo é garantir o balanceamento para não prejudicar o desempenho.

Os itens devem ser divididos entre os dois, de maneira igual. Na esquerda, você pode deixar os alimentos, as bebidas e objetos que são usados com maior frequência. Na direita, fica o que ocupa espaço e que não é tão utilizado, como o saco de dormir ou as roupas.

Crie compartimentos no alforge para bicicleta

Normalmente, esse elemento de armazenamento não tem divisórias — apenas a capacidade completa. No entanto, é algo que prejudica a organização e impede a otimização do espaço.

O melhor modo de contornar a situação é ao criar, você mesmo, as divisórias. Um ótimo jeito de fazer isso é com a ajuda de saquinhos individuais. Eles devem conter itens semelhantes, como objetos para a manutenção da bike, roupas sujas ou calçados. Se forem facilmente identificáveis, é ainda mais fácil encontrar o que deseja.

Garanta que haja um espaço impermeável

Não dá para saber quais condições você poderá encarar durante seu trajeto. Talvez uma roupa fique suja de suor ou um calçado molhado tenha que ser guardado. Ao misturar esses itens com outras peças, você corre o risco de terminar com tudo encharcado.

Para que não aconteça, vale pensar em impermeabilizar ao menos uma parte do alforge para bicicleta. Use um material que impeça a passagem de água para guardar o que não puder ser molhado. No lado de fora, no restante do alforge, deixe as peças que já estão úmidas ou que não causam problemas.

Mantenha o essencial sempre à mão

Imagine que no meio da estrada comece a chover e você deseja se proteger porque, afinal, lembrou-se de trazer a capa de chuva. Ao procurá-la, entretanto, nota que a deixou no fundo do alforge para bicicleta. Então, terá duas escolhas igualmente ruins: ou retira e molha todo o conteúdo, ou fica ensopado pela chuva.

Para que situações como essas não ocorram, mantenha o que for importante sempre à mão. Alimentos rápidos, itens de proteção e kit de primeiros socorros devem ser mantidos por cima, pois isso facilita o acesso.

Saber como organizar seu alforge para bicicleta é essencial para ter viagens mais tranquilas e com ótima experiência. Ao seguir essas orientações, você terá toda a praticidade e poderá aproveitar as pedaladas.

Gostou dessas dicas? Curta nossa página no Facebook e acompanhe as postagens para não perder nada!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.