Ciclismo: confira os benefícios para a saúde

Ciclismo: confira os benefícios para a saúde

Para quem não está acostumado a se exercitar, levantar do sofá e praticar uma atividade pode ser um grande desafio. Assim, quem acha a musculação monótona, ou não gosta de ficar em ambientes fechados, pode ver no ciclismo uma solução e tanto.

Além de ser uma atividade que deve ser praticada ao ar livre, também é bastante divertida e gera incríveis benefícios à saúde. Quer saber quais os principais benefícios de praticar ciclismo de forma habitual em sua vida? Descubra logo a seguir.

Melhora o sistema cardiorrespiratório

Pedalar por longos percursos, cheios de altos e baixos, exige bastante dos ciclistas. Afinal, pulmões fracos não aguentam as ladeiras e os desafios que esse esporte demanda, especialmente pelo fato de trabalhar a maior parte do tempo com a frequência cardíaca bem alta.

No entanto, conforme você vai praticando, seu corpo começa a se adaptar. A frequência cardíaca não vai subir tanto com qualquer estímulo; e seus pulmões conseguirão acompanhar o ritmo das pedaladas.

Esse condicionamento físico é muito importante para o organismo e para sua rotina. Afinal, você precisa conseguir subir com facilidade alguns lances de escada se o elevador estiver parado, certo?

Fortalece os seus músculos

A força e o tônus muscular são muito importantes para sua estrutura corporal. Conforme o tempo vai passando, perder força é um processo natural. Para evitar que isso aconteça, as atividades físicas exibem um papel fundamental. E o ciclismo tem a capacidade de trabalhar todo o corpo de uma só vez!

Além das pernas e dos glúteos, você trabalha o abdome, os braços e os músculos das costas. Se precisar passar por algum obstáculo carregando a bike, por exemplo, ainda utiliza uma série de outros grupos musculares. O resultado é que você vai preparar um corpo mais forte e resistente.

Preserva as suas articulações

Uma das grandes vantagens que os ciclistas têm sobre os praticantes de outros esportes é o baixo índice de lesão nas articulações. O sistema de amortecimento da bicicleta, assim como as rodas, são os primeiros a receberem as pancadas. Desse modo, quando os impactos chegam até você, em geral já não são intensos o suficiente para provocar grandes prejuízos ou lesões.

Além disso, se a sua bike estiver do tamanho certo, sua postura vai contribuir para a preservação da coluna, dos pés e dos joelhos. Se existe alguma restrição com relação a atividades como correr e pular corda, o ciclismo se evidencia como uma excelente alternativa.

Reduz o estresse

Além da grande quantidade de substâncias responsáveis pelo bem-estar que são liberadas no seu corpo ao praticar atividades físicas por mais de uma hora, o ciclismo tem uma série de outros fatores responsáveis pela redução do estresse.

Como é um esporte praticado ao ar livre, você consegue conhecer lugares diferentes, conferir paisagens interessantes e, até mesmo, parar para apreciar a vista depois de algumas horas de pedalada.

Além disso, por ser bem democrático, é fácil conhecer outras pessoas e formar grupos para pedaladas, melhorando o convívio social e gerando bons momentos entre amigos.

Como se pode perceber, são inúmeros os benefícios da prática do ciclismo. Os ciclistas habituais apresentam ótima resistência muscular, fortalecimento do sistema cardiorrespiratório, além da melhora na qualidade de vida. Está esperando o que para pegar uma bicicleta e começar a praticar agora mesmo?

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