Bicicletas para iniciantes: 5 dicas para escolher a sua

Bicicletas para iniciantes: 5 dicas para escolher a sua

Quem quer, começar a pedalar por aí precisa escolher uma dentre as muitas opções de bicicletas para iniciantes disponíveis no mercado atualmente. Mas isso pode não ser muito fácil, não é mesmo?

São diversas alternativas, modelos diferentes, tamanhos de quadros variados, pneus específicos e outros fatores. Então, como fazer uma escolha consciente sendo um iniciante?

É isso que nossas 5 dicas vão explicar no artigo de hoje. Portanto, siga a leitura!

1. Entenda para que você gostaria de ter uma bike

Existem dezenas de modelos de bicicletas para iniciantes. Cada um mais voltado para um cenário, estilo de ciclista ou momento específicos. Isso pode fazer com que as opções sejam muitíssimas, e você entra no paradoxo da escolha: existem tantas alternativas que não dá para escolher.

A melhor maneira de lidar com isso é começar a diminuir o leque de opções. Para isso, defina qual será o uso que dará para a bicicleta. Você quer uma bike para ir trabalhar e voltar para casa? Ou um equipamento para se aventurar nas montanhas? Talvez uma bicicleta para passeios leves no parque?

Ao determinar com clareza o uso da sua bicicleta, vai poder excluir das opções aquelas que são dedicadas a outros cenários e, ficará mais fácil de escolher a sua.

2. Pesquise muitos modelos de bicicletas para iniciantes

Depois que souber o tipo de bicicletas para iniciantes que pretende usar, é hora de pesquisar entre as diferentes opções disponíveis para você.

Não fique preso às marcas mais famosas do mercado. Vá mais a fundo, busque na Internet por opções e converse com amigos ciclistas para entender quais empresas e modelos eles recomendam para o seu perfil e gosto pessoal.

3. Lembre-se de que o barato pode sair caro

Um dos principais erros cometidos ao escolher uma bicicleta para iniciantes é pensar que é melhor economizar e investir pouco dinheiro na sua primeira bike. O pensamento até tem alguma lógica. Afinal, se é a sua primeira bicicleta, vale a pena pagar pouco para se acostumar e depois comprar uma melhor, não é mesmo?

Todavia, a experiência diz que as coisas não funcionam bem assim. Uma bicicleta de má qualidade, com o selim desconfortável, sistema de freio duro e mais pesada do que o necessário, pode criar uma má experiência para o ciclista iniciante. Por isso é interessante escolher uma bicicleta com um excelente custo-benefício, que permita uma experiência de uso confortável e agradável.

4. Teste as bicicletas para iniciantes, se possível

Antes de fechar a compra da sua bicicleta, tente testá-la em algum lugar, se possível. Caso você consiga ir até à loja física que vende o modelo selecionado, por exemplo, peça para testar um pouco a bike.

Se conhecer alguém que tem o mesmo modelo, melhor ainda! Peça ao amigo para poder dar umas voltas e testar como a bicicleta se comporta com você. Assim, pode sentir como é o sistema de freio, o conforto do selim, o peso do equipamento e outros detalhes importantes.

5. Saiba o que importa e o que não importa numa bike

Um dos erros mais cometidos por iniciantes é se preocupar com algumas coisas que não importam tanto assim em uma bicicleta, especialmente uma para novatos.

Por vezes, os iniciantes cismam com detalhes como o número de marchas, por exemplo. A verdade é que não importa quantas marchas a bicicleta tem, mas sim a precisão na troca.

Já o material das peças importa muito, especialmente pelo peso e durabilidade da bicicleta. Nesses casos, o mínimo recomendado é uma bike com quadro de alumínio, que tem um bom equilíbrio entre peso e resistência.

Seguindo essas dicas, vai ficar mais fácil selecionar o modelo ideal para você, dentre todas as opções de bicicletas para iniciantes. Lembre-se de escolher uma loja de confiança e usar equipamentos de segurança. Assim, você pode começar pedalar com segurança!

Se gostou das nossas sugestões, curta a nossa página no Facebook para acompanhar outras dicas sobre o mundo das bikes que publicamos por lá. E se você está buscando a sua primeira bike, acesse o nosso site e escolha o melhor modelo baseado nas dicas que damos aqui!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.