Confira 6 acessórios para bike ideais para sua segurança

Confira 6 acessórios para bike ideais para sua segurança

Pedalar, principalmente em meio à agitação das grandes cidades, exige ter muita atenção com a segurança. Afinal, toda prática esportiva envolve certo risco, por menor que ele seja. O ciclismo não é exceção a essa regra, por isso é fundamental contar com acessórios para bike que aumentem a sua tranquilidade. 

Nesse contexto há peças praticamente indispensáveis, pois permitem transitar até mesmo à noite com menor perigo. Esses artigos não exigem sofisticadas instalações, oferecem ótimo custo-benefício e são fortemente indicados para todos os ciclistas.

Confira, a seguir, quais são os 6 acessórios feitos para ajudar a manter você em segurança! 

  1. Retrovisor

Esse acessório para bike é certamente indispensável para os momentos de pedalar pela cidade. Bem instalado e adequadamente posicionado, ele garante visibilidade traseira ao ciclista, condição que favorece sua proteção.

Sem o espelho retrovisor não é possível ver os veículos que vêm atrás, o que abre espaço para diversas eventualidades. Então, lembre-se de providenciar os espelhos retrovisores, para garantir sua maior segurança na hora de se deslocar ou fazer os exercícios diários.

  1. Luvas com setas luminosas

Sinalizar com o braço, na hora de virar para a esquerda ou direita, tende a ser muito perigoso, pois você pode perder o equilíbrio. Para evitar esse risco, foi criada uma luva com setas luminosas, que eliminam a necessidade de usar as mãos para indicar as curvas e mudanças de pista.

O artigo tem um custo bastante acessível e utiliza pilhas, o que resulta em um investimento mínimo em relação à segurança que oferece.

  1. Luz traseira

A luz traseira é mais um acessório que garante ao ciclista ser visto durante qualquer período em que decidir pedalar. Com luzes traseiras instaladas na sua bike, mesmo à noite você e ela poderão ser avistados pelos outros veículos.

Isso é de extrema importância, pois diminui significativamente a probabilidade de algum carro bater na traseira da bicicleta.

  1. Capacete

Esse acessório faz muita diferença na hora de uma queda, por manter a cabeça mais protegida.  Embora seu uso não seja obrigatório, isso não significa que o capacete possa ser dispensado. 

Até porque, mesmo em baixa velocidade, cair da bike pode ocasionar lesões. Veja que bater a cabeça, ainda que bem de leve, sempre é bastante preocupante. Então, não deixe de usar capacete ao dar suas pedaladas mundo afora.

  1. Sinalizador

O sinalizador é muito importante para quem tem o costume de fazer pedalada noturna, ainda mais se o local que você passeia é mal iluminado. 

Esse sinalizador a que nos referimos é o famoso “olho de gato”, aquela peça que reflete a luz dos faróis dos carros. Por mais simples que ela pareça, colocada na sua bike pode livrar você de ser ignorado por outros veículos.

  1. Lanterna

A lanterna dianteira tem grande importância em lugares de pouca luz, pois o acessório lança foco no que está à frente. Assim, quando você precisa sair à noite, consegue escapar de obstáculos e evitar quedas causadas por buracos, pedras grandes e bueiros abertos, entre outros potenciais causadores de graves acidentes.

Um bônus nos acessórios para bike é a buzina. Ela serve para alertar os pedestres e veículos sobre a sua presença na via. Com isso, fica muito mais fácil evitando uma eventual colisão, da qual você ou outras pessoas podem sair machucados. Essa e as demais peças listadas nesse artigo fazem parte dos itens que, instalados na sua bike ou usados por você na hora de pedalar, vão aumentar seu nível de segurança. Então, não hesite em investir recursos na sua aquisição, pois segurança é um valor inestimável.

Procurando as melhores bikes para acrescentar os seus acessórios? Acesse o site da Califórnia Bike e conheça todos os modelos. 

Sinalizador para bicicleta: saiba a importância de usá-lo

Sinalizador para bicicleta: saiba a importância de usá-lo

Toda bicicleta fica muito melhor quando equipada com acessórios que agregam segurança. Portanto, decidir pela instalação do sinalizador para bicicleta é investir em tranquilidade para pedalar. Com esse equipamento instalado na bike, o ciclista evita se envolver em acidentes. 

Em lugares com pouca iluminação, ter o sinalizador pode significar a diferença entre ser visto ou ignorado pelos outros veículos. Assim, essa peça entra na categoria dos artigos praticamente indispensáveis para a sua bicicleta. Quer ver toda a importância do sinalizador, e entender por que colocar esse acessório na sua bike? Prossiga com a leitura e descubra!

Oferecem o aumento da segurança ao ciclista

Tanto os sinalizadores para bicicleta instalados na parte dianteira, como os que vão na parte de trás da bike, são muito úteis durante as pedaladas à noite. Isso porque são peças feitas para refletir as luzes, conferindo maior segurança ao ciclista. 

Com seu uso, a bicicleta ganha maior visibilidade no trânsito, escapando de passar despercebida ao circular nas vias e ciclovias. Essa maior segurança acontece quando os demais motoristas enxergarem mais facilmente a bike à frente, quando ela conta com sinalizadores. 

Inclusive, o uso do acessório é apontado pelos especialistas como essencial para evitar acidentes noturnos. 

A obrigatoriedade do sinalizador para bicicleta mantém a preservação 

Quando se trata de segurança, é importante saber o que o Código de Trânsito Brasileiro determina. Nele, aparece como obrigatório a bike possuir refletores na dianteira, traseira e nas laterais. Portanto, o sinalizador para bicicleta passa longe de ser um equipamento opcional, ou de pouca relevância

Por isso, ao equipar a sua bike, invista na sua segurança e instale sinalizadores exatamente como manda o código de trânsito. Desse modo você vai obter condições de rodar mais tranquilo com a sua bicicleta. 

Fornecem a proteção contra colisões

Quando o assunto é segurança, torna-se fundamental escolher produtos de boa qualidade. Afinal, é a sua integridade física que itens como o sinalizador protegem. Veja que todo ciclista habituado a pedalar nas vias urbanas deve ficar sempre bastante visível.

Inclusive, para quem percorre o trânsito caótico da cidade, ser visto é fundamental a evitar colisões. Ainda mais em se tratando das pedaladas noturnas, durante as quais ocorre a maioria dos acidentes entre bicicletas, com veículos automotores e envolvendo pedestres.

O sinalizador para bicicleta contribui fortemente para o ciclista ser visto no trânsito, evitando que se envolva em colisões. Por isso, instalar sinalizadores nas partes da bike indicadas pela legislação equivale a estar mais seguro. O que é essencial quando o assunto é preservar a vida. Afinal, ser atingido por um veículo motorizado, bater em outra bicicleta ou colidir com um pedestre são eventos com potencial de causar grandes danos.

Você anda de bicicleta? Então confira os acessórios disponíveis no site da Califórnia Bike e mantenha a manutenção da sua bicicleta em dia! 

Como organizar seu alforge para bicicleta

Como organizar seu alforge para bicicleta

O alforge para bicicleta é um dos componentes mais importantes — e que nem sempre recebe a atenção devida. Ele funciona como um espaço de armazenamento ideal para carregar itens relevantes na bike, por onde você for.

Para quem planeja percorrer grandes trilhas ou até fazer uma viagem sobre duas rodas, ele é essencial. Além de tudo, ainda serve para destacar a bike em momentos com pouca iluminação.

Mas para que ele seja verdadeiramente útil, tem que ser usado da melhor forma. Por isso, veja 4 dicas para organizar o seu alforge para bicicleta!

Distribua o peso entre dois alforges

Para otimizar a organização e até equilibrar o peso, o ideal é contar com um alforge esquerdo e com outro na parte direita. O objetivo é garantir o balanceamento para não prejudicar o desempenho.

Os itens devem ser divididos entre os dois, de maneira igual. Na esquerda, você pode deixar os alimentos, as bebidas e objetos que são usados com maior frequência. Na direita, fica o que ocupa espaço e que não é tão utilizado, como o saco de dormir ou as roupas.

Crie compartimentos no alforge para bicicleta

Normalmente, esse elemento de armazenamento não tem divisórias — apenas a capacidade completa. No entanto, é algo que prejudica a organização e impede a otimização do espaço.

O melhor modo de contornar a situação é ao criar, você mesmo, as divisórias. Um ótimo jeito de fazer isso é com a ajuda de saquinhos individuais. Eles devem conter itens semelhantes, como objetos para a manutenção da bike, roupas sujas ou calçados. Se forem facilmente identificáveis, é ainda mais fácil encontrar o que deseja.

Garanta que haja um espaço impermeável

Não dá para saber quais condições você poderá encarar durante seu trajeto. Talvez uma roupa fique suja de suor ou um calçado molhado tenha que ser guardado. Ao misturar esses itens com outras peças, você corre o risco de terminar com tudo encharcado.

Para que não aconteça, vale pensar em impermeabilizar ao menos uma parte do alforge para bicicleta. Use um material que impeça a passagem de água para guardar o que não puder ser molhado. No lado de fora, no restante do alforge, deixe as peças que já estão úmidas ou que não causam problemas.

Mantenha o essencial sempre à mão

Imagine que no meio da estrada comece a chover e você deseja se proteger porque, afinal, lembrou-se de trazer a capa de chuva. Ao procurá-la, entretanto, nota que a deixou no fundo do alforge para bicicleta. Então, terá duas escolhas igualmente ruins: ou retira e molha todo o conteúdo, ou fica ensopado pela chuva.

Para que situações como essas não ocorram, mantenha o que for importante sempre à mão. Alimentos rápidos, itens de proteção e kit de primeiros socorros devem ser mantidos por cima, pois isso facilita o acesso.

Saber como organizar seu alforge para bicicleta é essencial para ter viagens mais tranquilas e com ótima experiência. Ao seguir essas orientações, você terá toda a praticidade e poderá aproveitar as pedaladas.

Gostou dessas dicas? Curta nossa página no Facebook e acompanhe as postagens para não perder nada!

Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.