4 dicas de viagem para cicloturismo

4 dicas de viagem para cicloturismo

Fazer uma viagem para cicloturismo é mais que pedalar e, também, que conhecer novos lugares. Trata-se da união perfeita entre paisagens e experiências inéditas e a companhia constante da bike. Com muito contato com a natureza e atividade física, é uma forma diferente de curtir a vida.

Ao mesmo tempo, essa decisão exige bastante planejamento. Com os cuidados certos, você garante conforto e, é claro, a viagem perfeita.

Então, se estiver começando agora, veja 4 dicas de viagem para cicloturismo para tirar o melhor dessa experiência.

1. Escolha um destino adequado para a proposta

Para dar início a organização, é hora de escolher qual será o destino da aventura. Lembre-se de que tudo depende, inicialmente, de para onde você vai. Se estiver no Sul do Brasil, ir para o Uruguai ou Argentina é muito mais próximo que seguir para a Bahia. Já se estiver no Pará, explorar a costa maranhense é mais perto que ir para o Sudeste.

Com isso em mente, vale conhecer algumas opções para a viagem para cicloturismo. Entre os roteiros de destaque, estão:

  • Serra da Canastra (MG);
  • Costa Verde (RJ);
  • Chapada dos Veadeiros (GO);
  • Vale dos Vinhedos (RS);
  • Rota do Descobrimento (BA),
  • entre outras alternativas.

Se estiver de férias em um local, inclusive, pode aproveitar o momento para viver a aventura. Então, vale conhecer as várias opções.

Se a viagem for em grupo, é preciso considerar as necessidades e os interesses de todos. Portanto, não ignore esse aspecto.

2. Garanta que a bike esteja pronta para a aventura

Antes de cair na estrada, todo motorista deve verificar se o veículo está em dia, certo? Com a bike, isso não é diferente. Mesmo que sua viagem seja em grupo, não dá para se dar ao luxo de o freio falhar em uma curva ou de o pneu patinar na pista molhada.

Desse jeito, é importante conferir os itens da bike. Faça uma avaliação de pneus, freios e todos os componentes da estrutura. Não deixe de calibrar os pneus e até de trocá-los, se já estiverem muito gastos.

Lembre-se de que a bike vai ser bastante exigida na viagem, então ela precisa estar com tudo em cima para ser segura e oferecer um bom resultado.

3. Prepare-se para qualquer situação na viagem

Além disso, você deve planejar o que vai levar nos alforjes. O ideal é não deixá-los muito pesados, mas não dá para se arrepender de não ter carregado determinado item. Então, o truque é estar pronto para qualquer situação na viagem para cicloturismo.

Separe algumas mudas de roupas e tenha itens extras. Pense, também, na possibilidade de fazer muito frio, calor demais ou de chover. Considere a necessidade de acampar e de fazer paradas antes do tempo.

Não se esqueça de baterias extras, lanternas, kit de primeiros socorros, isqueiro, canivete e tantos outros componentes que vão ajudar no trajeto.

4. Defina um ritmo personalizado de viagem para cicloturismo

Para explorar ao máximo a viagem, é importante aproveitar o caminho. Sabe aquela ideia de que a felicidade está na trajetória e não no destino? Pois, nessa experiência, isso é totalmente verdade. Portanto, não adianta querer pedalar centenas de quilômetros só para chegar rápido.

Por outro lado, pode não ser interessante demorar demais. Então, pense no seu condicionamento físico, nas condições do trajeto e em quanto tempo deseja usar. Assim, dá para ter uma ideia do ritmo.

Há dias em que você vai pedalar mais e outros, menos. Não deixe de curtir a paisagem ou de explorar as belezas e nem ignore a importância de cuidar do seu corpo.

Como vimos, para que a viagem para cicloturismo seja um sucesso, é fundamental se planejar bastante e fazer boas escolhas. Lembre-se sempre de usar os equipamentos adequados para garantir sua segurança. Com essas dicas, vai aproveitar a experiência ao máximo e explorar todos os pontos positivos dessa aventura.

Gostou das dicas? Então, não deixe de curtir a página da Califórnia Bike no Facebook para ficar por dentro das novidades do mundo do ciclismo.

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.